Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

A Ordem de Melquisedeque




Aprouve ao Senhor, entrar em acordo consigo mesmo e reconciliar-se conosco, ainda antes que houvesse mundo, homem e pecado. Imolou o Cordeiro e assim nascia Sua Maravilhosa Graça, desde a Eternidade, para que todo homem que assim quisesse, se achegasse, se tornasse seu amigo e fosse nele iniciado então, um processo de aperfeiçoamento. Sem acepção, o amor fluía em todas as direções, mas só penetrava em quem também amou a Verdade.

Assim como há eletricidade desde sempre, mas só houve luz elétrica quando alguém descobriu a tecnologia, a fé funciona da mesma maneira. Todo homem nasce munido de fé, mas só a descobre se acionar o dispositivo que o torna dependente da revelação divina. Enquanto o ego impera, há sonolência para as coisas do Alto e se torna impossível renascer em Cristo.

Para começar nossa explanação, a Graça não começa em Mateus. Não é a consumação da Obra Redentora em Cristo, que traz ao mundo a oportunidade do homem se relacionar com Deus. Desde Adão, houveram homens que O escolheram para obedecer e colocaram Nele sua confiança, confiando que o que Ele prometia, iria um dia se cumprir. Então, a Graça é atemporal e não foi interrompida pela Lei. A Lei foi apenas um parêntese, com um propósito.

A Lei como ordenança externa, serviu para mostrar que é impossível ao homem, ser aperfeiçoado por si mesmo, pois a Ordem de Aarão, à ninguém pôde aperfeiçoar. Mas veio então da parte de Deus, uma Ordem onde a Lei é grafada no coração e não mais em tábuas ou pergaminhos. Na Ordem de Melquisedeque, há uma esperança melhor de crescimento contínuo, um processo que se inicia no novo nascimento e não pára mais, pois há sempre um outro nível à ser alcançado, na direção da estatura do varão perfeito.

Todos os que vivem sob a Ordem de Melquisedeque, não amaram a sua vida até a morte. É imortal, porque vive na esfera da eternidade. Ele é homem e é Cristo. É leal ao seu próprio tempo, mas fiel ao propósito eterno. Para estes, oração já não é um ritual, pois há sintonia e Deus está Nele.

A evidente amoralidade de Jesus, é fruto deste sacerdócio na Ordem de Melquisedeque, pois ele agia conforme a orientação que vem de dentro e não das leis externas. Para os religiosos, ele foi escândalo, pois se assentava com pecadores para comer, conversava sozinho com prostitutas e curava e ensinava no sábado. Jesus nunca viveu em obediência à Lei, mas ao Espírito.

Os da Ordem de Melquisedeque, não precisam de títulos para ser influência e nem de poder para ter autoridade. São reconhecidos pela grandeza que manifestam através do amor. São pessoas que deixam a marca de Deus na Terra e não tem aparência exterior e nada do que se gloriar, pois fazem o que deve ser feito e vivem na dependência do Espírito Santo.

Só os da Ordem de Melquisedeque podem ser aperfeiçoados em Cristo. O que vemos hoje, é que as igrejas misturam a Graça com a Lei Mosaica. Tem alguma noção do que seja Graça, mas não se desvinculam da Ordem de Aarão. Não sabem fazer distinção entre os israelitas e os cristãos. Fixam-se em dogmas, estatutos e rituais, não ensinam o amor como veículo de aperfeiçoamento.

Se não sou eu quem vivo, mas Cristo vive através de mim, não há porque me submeter à novas leis. A ordem que me molda, tem que vir de dentro, pois lá está o Espírito de Cristo. Falta esta consciência nas pessoas, de que se elas tem livre acesso à Deus, é Dele que recebemos todo o suporte para atravessar e vencer este mundo.

Assim, será possível à este homem orar e ver a manifestação de Deus em sua vida. Estudar a Bíblia e conseguir assimilar a revelação, agir conforme a Vontade de Deus e crescer diariamente em Graça e sabedoria.

Na Ordem de Melquisedeque já não há ego, mas a decisão de amar o mundo inteiro. Assim, já não será penoso liberar perdão à quem nos fere e orar por quem nos persegue. O Sermão do Monte, não será mais uma leitura vergonhosa para nós, porque tudo aquilo depende de matar o ego para acontecer.

Na Ordem de Melquisedeque o amor é uma decisão. Não nos relacionamos com alguém porque gostamos, ou porque concordamos, ou porque nos identificamos. Nos relacionamos para terminar o propósito de Deus na Terra. Fazemos o que é necessário para cumprir o propósito de Deus. Somos relativos ao tempo, mas leais à eternidade.

Somos Sacerdócio Real. A grandeza dos filhos de Deus, é o que o faz prevalecer neste mundo, tanto na maneira de se relacionar com Deus, quanto na postura para lidar com o mundo. Temos que ser reis e não civis na maneira de doar, servir, viver, amar, perdoar, tudo em nosso caráter deve ser elevado à uma posição real, porque já não há ego, mas Cristo vive em nós.

Deus quer um Reino de Sacerdotes Reais, sem esta divisão de uns oferecendo e outros recebendo. Não há altares, pois nós somos o Altar. Na Ordem de Melquisedeque não há misticismo, mas um povo forte, espiritual, que não depende das coisas externas para ser.

Os da Ordem de Melquisedeque, são como o Iceberg. Sua aparência não é suntuosa e ele não é reconhecido pelo que está exposto. Sua grandeza está no interior. Ao se aproximar, é possível encontrar força, sabedoria, conhecimento, poder, autoridade... pessoas que sabem o que querem e são firmes em seu propósito.

A imaturidade nos deixa vulneráveis à escravidão e às manipulações. É necessário crescer para reconhecer a religiosidade que não leva à lugar nenhum, antes alimenta o ego e coloca de novo o véu da separação entre Deus e os homens. O mundo ainda te vence? Você sucumbe nas crises? Reveja seu relacionamento com Deus. Cresça e saiba quem você é em Cristo.

Então, vemos aqui a descontrução de tudo o que é religiosidade, para que se estabeleça o povo que Deus quer para si.

O verdadeiro significado de liberdade, é como Deus prescreveu que você vivesse. Sem Lei, sem uma vida expressa em ações externas, mas baseada numa disciplina divina, algo que vem de dentro. Não precisamos mais de rituais, porque Deus escreveu Sua Lei em nosso coração. Liberdade não é viver como gostamos, mas como devemos viver. Quem nasceu de novo está livre e só se coloca sob domínio se quiser.

Deus te deu o direito de viver como se deve. A liberdade não é um fim, mas um meio para se chegar a um fim. Ele te libertou para fazer algo. Liberdade não é o objetivo, mas um meio para alcançar o objetivo. Jesus é a própria Liberdade, mas só diz o que o Pai diz para dizer e só faz o que o Pai deseja. Liberdade não é um liberalismo, mas um governo interior.

Também a perfeição tem significado diferente: perfeição não é a pessoa sem erros. Se Davi dependesse da religião, mereceria uma longa punição. Mas Deus disse que ele era segundo Seu coração. Perfeição (teliosh - τέλειος) São eventos e ações que expressam que a promessa será cumprida, que algo vai acontecer. Perfeição é adquirir a mentalidade correta e assim possibilitar a encarnação do que Deus disse.

Teliosh é a postura, o comportamento de alguém que garante o que Deus disse. É a fé. O povo perfeito não sucumbe nas dificuldades, não é impedido pelas circunstâncias, não desiste no meio do caminho. O povo que terminará vencedor, precisa mudar a mentalidade. Um povo que próspero ou em plena adversidade, com ou sem dinheiro, saudável ou enfrentando doenças, continua firme, seguindo para o alvo.

As influências externas não permanecem. Um evento só tem validade até surgir a necessidade de que aconteça de novo. Mas o conhecimento revelado permanece e dá crescimento. É como um sopro que amplia o balão. O Espírito garante  a plenitude. Por isso é mais importante ter Palavra do que manifestações. Até que sua vida se torne, tudo o que sua vida pode ser. Isto é ser perfeito.

O jovem rico perguntou o que deveria fazer para herdar a Vida eterna e Jesus respondeu que se ele quisesse ser perfeito deveria amar. O moço vivia sob a Ordem de Aarão, mas Jesus o ensinou a viver sob a Ordem de Melquisedeque, para ser perfeito.

O Reino de Deus sempre tem o conceito contrário ao conceito do mundo. Os últimos são os primeiros, o que perde ganha e o que ganha perde. O maior se torna o menor e o menor o maior. Quem quer receber doa. Não há competições, porque não há ego para alimentar.

Enfim, nos da Ordem de Melquisedeque, já não há mais uma mensagem a ser transmitida, porque estes se tornam a própria mensagem na vida de todos que encontram pelo caminho. E já não é aparência alguma que os identifica, mas o fruto do Espírito: amor, paz, alegria, bondade, mansidão, paciência, benignidade, fidelidade, domínio próprio... sobre estas coisas não há Lei.



4 comentários:

  1. "A Lei como ordenança externa, serviu para mostrar que é impossível ao homem, ser aperfeiçoado por si mesmo, pois a Ordem de Aarão, à ninguém pôde aperfeiçoar. Mas veio então da parte de Deus, uma Ordem onde a Lei é grafada no coração e não mais em tábuas ou pergaminhos. Na Ordem de Melquisedeque, há uma esperança melhor de crescimento contínuo, um processo que se inicia no novo nascimento e não pára mais, pois há sempre um outro nível à ser alcançado, na direção da estatura do varão perfeito."

    Poucos têm a capacidade de ver a Lei como você descreveu. A Lei era o reflexo da imperfeição humana, visto que ninguém nunca a pode cumprir por completo, somente Jesus, o Perfeito Varão.

    Nesse mesmo trecho, creio, Neth, que o crescimento se dá também através do querer, pois o que não faltam são imaturos, crianças na fé e aqueles que ainda nem nascidos de novo são, simplesmente porque não querem crer ou ainda não foram nascidos de novo.



    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    É exatamente o que você disse: as pessoas seguem o que aprendem nas igrejas, mas as igrejas cumprem a Lei e não vivem na Graça. Não há quem ensine, não há como aprender através de influências externas. O crescimento vem à partir de dentro, num processo contínuo de relacionamento com o ES. Ninguém é aperfeiçoado por esforço, nem cumprindo regras, rituais, comprando produtos gospeis, etc. O que essas coisas fazem, é incutir na cabeça do tolo, que ele pertence à uma raça de privilegiados.

    A base para o que escrevi, está em Hebreus 7. Lá, o autor explica a diferença entre as duas Ordens, uma que não aperfeiçoou ninguém (e as igrejas insistem nela) e a outra, a qual pertenceu Jesus e todos os que nascem do Espírito e passam a trilhar um caminho Novo e Vivo.

    Se você desejar fazer este estudo e aprender tudo o que não aprende em igrejas, só vai ter o trabalho de descansar em Deus e vê-lo agir na sua vida, diariamente.

    http://evangelhovive.forumeiros.com/ no fórum de artigos e estudos.

    Nosso espírito já está pronto, mas nem tudo foi assimilado como mensagem na nossa alma, porque fomos instruídos de outra forma e formamos conceitos conforme o meio que vivemos. Alí se inicia uma espécie de desintoxicação. Você pode fracionar os vídeos se quiser, porque são bem longos, mas vale a pena se fazer este investimento e ficar livre de uma vez por todas de toda e qualquer religiosidade.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembrou um dia, minha mãe furiosíssima comigo - ela é dada a ataques de fúria, muita fúria - chegando do culto de domingo de manhã, passando direto e me lançando um olhar fulminante. O final desse processo, além das ofensas verbais, que sempre foram comuns, até ataques físicos. No final daquele ano, ah, sim, estava ela lá, toda linda e pomposa no coral da igreja, na Cantata de Natal.

    O que não me faltam, Neth, são exemplos muito próximos assim. Existem, sim, pessoas de temperamento dificílimo - e ela é uma delas - mas que, ainda assim, são "controladas" pelo que de novo há na vida cristã. Outras, e também creio nisso, são um verdadeiro caso perdido.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Hum, viu só Lu? Pra muita gente, ser cristão é cumprir um protocolo, as regras, participar da liturgia no culto, frequentar à escola dominical, participar de rituais, ser submisso à um estatuto, enfim, muitas coisas que não acrescentam nada à alma.

    O convite do Evangelho é muito simples, Deus quer nos aperfeiçoar em amor. Tudo o que passa disso, é entulho humano.

    Quando entendemos o Caminho, a Verdade e a Vida, que consiste em amar, encarnamos Cristo e assim o seguimos, vencendo este mundo.

    Até chegar à esta consciência, não há diferença entre os que estão dentro de instituições e os que estão fora (que para eles é estar desviado).

    Como tenho falado, religião não aperfeiçoa ninguém, porque o vínculo da perfeição, é o AMOR.

    ResponderExcluir