Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O agir de Deus e a percepção humana

Mistérios... coisas que a mente não tem suporte para alcançar, mas que como conta-gotas de revelações no espírito, à doses homeopáticas, a verdade é testificada e absorvida pela fé.



Deus não está sujeito ao tempo que Ele mesmo criou. Todas as coisas foram feitas para Ele e mesmo o mal, não age com autonomia, mas cada coisa se manifesta com seu devido propósito.



Nós, fragmentos do pó da terra, somos vulneráveis, tanto aos ventos de doutrinas estranhas que sopram por aqui, nos lançando ao chão, quanto ao vento do Espírito, que nos lança na direção do centro da vontade de Deus. Isto depende unicamente, se somos guiados pelo Espírito de Deus, ou pelo nosso próprio umbigo.



O tempo é como um objeto nas mãos de Deus. Tanto faz o amanhã, o hoje, ou o ontem, pois para Ele, o tempo é como uma bola; Sem quina, princípio ou fim. Um dia é como mil anos e mil anos é como apenas um dia.



Qual a dificuldade de um ser que pode tudo, intervir na história de seres que nada podem? Uma vez criado um homem, seus dias são desvendados diante dos olhos de Deus. E num mesmo momento, Ele abre a boca e interfere em cada segundo. Não para tirar-lhe a liberdade, mas para Ser com ele.



Nossa mente, habituada com a sequência de fatos, não tem alcance para entender tal mistério. Mas assim se dá a evolução de cada estágio da vida, assistida simultaneamente pelo autor dela.



Já viu estes vídeos que aceleram para mostrar o crescimento e desabrochar de uma flor? Já viu que as espécies de plantas e animais criam resistências contra as ameaças do meio ambiente? E o milagre microscópico da vida intra uterina? E as células se reproduzindo... te parece razoável imaginar que essas coisas acontecem sem a intervenção de Deus em cada segundo?



Porém o agir de Deus, que aconteceu de uma vez por todas no momento em que liberou a Palavra na criação, não é assimilado pela razão de seres temporais. Só a fé, abre este portal.



A tendência do homem, é encaixar dentro de sua compreenção, tudo o que lhe é difícil entender.



Creio que a Bíblia é a revelação de Deus, mas recebida por homens corruptíveis. Para assimilar o que está escrito, é necessário desprender-se da carne e buscar comunhão com o Espírito Santo. Lendo a Bíblia com o auxílio do Espírito, é possível perceber que a revelação vem carregada de humanidade, mas repleta de mensagens inquestionáveis. Tomar a letra literalmente como doutrina, é cegueira. É preciso digerí-la e deixá-la tornar-se substância em nós.



A oração de Josué não parou o Sol, até porque quem gira é a Terra. Mas talvez a sensação de demora no curso do dia, até que se vencesse os inimigos, tenha resultado nessa percepção equivocada, além da falta de conhecimento.



À mim, não importa se Jó existiu e quem foi a testemunha que viu a reunião no céu, nem se Jonas foi engolido literalmente por um peixe, ou se Moisés narrou a própria morte. O que tem efeito em mim, não é a letra, mas a vida que ela produz.



Pra você ver o milagre que é viver em conecção com o mistério: Minha condição não me permite assimilar metáforas, insinuações, ironias, tenho tendência a entender literalmente. Se você me diz A, querendo dizer B e em meu coração tenho C, vou entender A,C ou AC e raramente conseguirei entender o B que a sua intenção propôs.



Porém, se leio um texto na Bíblia cheio de metáforas, ainda que eu não entenda na hora, meditando nele e com o auxílio do Espírito, consigo digerir a letra e depois de digerida e absorvida no meu "organismo", Deus passa a circular nas minhas veias. Entende isso? :)



O caminho Ele conhece e em mim, tem liberdade.

Um comentário: